Massoterapia

O ato de massagear configura umas das principais terapias ancestrais. Há registros de desenhos do uso das técnicas de massagem na China, Japão, Egito e Pérsia, hoje Irã, há mais de 5.000 anos.  No Ocidente, a massagem era empregada nas medicinas grega e romana. Hipócrates, conhecido como o pai da medicina recomendava “esfregar” para ajudar o corpo a se recuperar. Galeno (129-199 d.C) foi uns dos primeiros sistematizados da técnica de massoterapia: apresentou classificações mais detalhadas e descrições das técnicas em termos de qualidade (pressão e direção) e quantidade (frequência e tratamento), que foram registradas em diversos livros, 16 no total.

Atualmente é possível desenvolver diferentes técnicas de massagem, direcionando para o tipo de tratamento requerido pelo paciente. Na aba ao lado explicamos brevemente aquelas que utilizados na clinica.

A massagem é entrar em sincronia com a energia do corpo de alguém e sentir onde ela está faltando, sentir onde o corpo está fragmentado e torná-lo completo. É ajudar a energia do corpo de modo que ela não seja mais fragmentada, não mais contraditória. Quando as energias do corpo estão alinhadas e se tornam uma orquestra, então você está completo.” (Osho. O Livro da Cura.)

Massagem desportiva:

A massagem desportiva é recomendada para aqueles que praticam atividade física, atletas amadores ou profissionais. A técnica consiste em uma massagem vigorosa com pressão elevada, proporcionando a liberação do músculo, expelindo assim os resíduos maléficos da musculatura e acelerando sua recuperação.

Essa técnica recebe também o nome popular de soltura muscular. Pois através da mesma é possível liberar contraturas e deixar o músculo preparado para a atividade, evitando também lesões de caráter muscular.

Massagem relaxante:

Este tipo de massagem utiliza de movimentos um pouco mais lentos, mas com pressão moderada. Os deslizamentos utilizados visam o relaxamento total da musculatura, trabalhando o corpo de maneira completa: Pés, membros inferiores, dorso, membros superiores, pescoço e face.

O objetivo é proporcionar o máximo de relaxamento e bem estar. Com os músculos bem trabalhos e livres de dores e tensões é possível alcançar também um aquietamento mental, diminuindo notavelmente o stress.

Massagem estética:

A massagem estética utiliza movimentos rápidos e vigorosos nas regiões que requerem mais atenção. Tem por objetivo modelar o corpo, sendo muito procurada por pessoas que desejam melhorar a aparência da pele assim como diminuir as celulites.

A massagem estética tem efeito sobre as celulites pois estas são desprovidas de circulação sanguínea o que causa o aumento de toxinas nesses depósitos de gorduras, os movimentos proporcionam a ativação sanguínea na região, induzindo a drenagem desses nódulos. Não é possível quebrar gordura ou dissolver a mesma. A aparência mais modelada e uniforme da pele é devido à retirada de toxinas do tecido inflamado.

Vale ressaltar que os resultados são potencializados quando a massagem está combinada com uma alimentação saudável e exercícios físicos.

Massagem drenagem linfática:

A drenagem linfática utiliza de movimentos lentos onde predominam os deslizamentos, seu objetivo é drenar as regiões que possuem retenção de liquido.

O inchaço ocorre pela saída da linfa dos capilares, precisando este voltar para o mesmo e assim atingir as veias onde será levada para ser metabolizada e eliminada através da urina. A drenagem facilita esse processo, os movimentos de deslizamento auxiliam o retorno da linfa para o capilar, através da estimulação da circulação sanguínea.